clinica-white-dentista-blocos-e-coroas

Chamamos de BLOCOS , as restaurações preparadas em laboratorio, normalmente parciais, efetuadas em dentes com grande perda de estruturas de esmalte, dentina ou ambas e que não possam ser restauradas convencionalmente com resinas ou amálgama de prata, devido a possibilidade de fraturas futuras. Atualmente, por questões estéticas, vem sendo utilizados restaurações tipo Inlay ou Onlay, à base de polimeros,cerâmica pura,e, pastilhas injetadas com ips emax que ‘e  um vidro ceramico de dissilicato de litio que tem propriedades de resistência e translucidez muito altas.

Por outro lado, chamamos de COROA, a cobertura TOTAL da coroa do dente, seja confeccionada totalmente em METAL, em Metal-Cerâmica, Cerâmica pura e dissilicato de litio.

Com relação à melhor opção entre o BLOCO e a COROA, depende de uma série de fatores, tais como: se a localização do dente envolver estética, o ideal seria uma coroa em cerâmica pura.

Se a localização do dente for posterior, pode-se decidir pela durabilidade, optando-se por uma coroa metalo cerâmica,no caso mais resistente que a Cerâmica Pura ,ou, ainda decidir, por uma Coroa em e-max, que envolve tanto durablidade como estética.

Atualmente, as restaurações protéticas, de acordo com as indicações clínicas, estão sendo substituídas pelo metal free. As coroas produzidas de cerâmicas proporcionam resultados estéticos mais satisfatórios, em razão de sua capacidade de transmissão de luz.

Sistemas Ceramicos reforcados que irao fazer somente a base da porcelana:

1- Sistema Procera

Uma base de trabalho que sera provada para receber depois a ceramica e confeccionada com dimensoes aumentadas, 15% a 20% maiores que o troquel original. Sobre essa base é compactado o óxido de alumínio puro (99,5%) com duas toneladas de pressão, para formar a infraestrutura cerâmica. Somente ceramicas aluminizadas especificas sao compativeis com este sistema.

2-Sistema In-Ceram

Este sistema permite a confecção de infraestruturas com grande conteúdo cristalino, conferindo-lhes alta resistência. Essa infraestrutura é formada por núcleos de cristais que podem ser de óxido de alumínio ou magnesio.

3-Sistema Ips Empress

O sistema IPS Empress utiliza cerâmica feldspática, reforçada por leucita fundida, que, posteriormente, recebe um processo de maquiagem para conferir-lhe melhor estética.

4-Sistema Ips Empress 2( EMAX)

Esse sistema consiste na confecção de infraestruturas, utilizando-se uma cerâmica vítrea de dissilicato de lítio. Esse material contém cerca de 60%, em volume, de cristais de dissilicato de lítio, medindo entre 0,5 mm e 5 mm. Para revestir a base utilizamos a cerâmica sintética de flúorapatita que vem conseguindo reproduzir dentes com excelência estética e bastante naturalidade econferem algumas vantagens, como excelente estética, assim como resistência ao desgaste.

Vale salientar que por cima da base que sera adaptada no preparo feito diretamente no dente iremos revestir esta base com ceramica, que por sua vez pode ser uma feldspatica.

TIPOS DE CERÂMICAS ODONTOLÓGICAS

As porcelanas odontológicas podem ser classificadas quanto ao tipo, ao ponto de fusão e à composição. Contudo, a classificação mais utilizada atualmente baseia-se na composição e fabricação das porcelanas, dividindo-as em: feldspáticas, aluminizadas (99,5%), aluminizadas reforçadas com vidro, e vidros ceramizados 7.

Ceramica Feldspática
A ceramica feldspática foi a primeira a ser empregada na odontologia e, até hoje, tem grande aceitação clínica. Sua estrutura vítrea é composta basicamente por dois minerais: o feldspato, formando a fase vítrea e o quartzo, compondo a fase cristalina, as quais conferem algumas vantagens, como excelente estética, alta estabilidade química, assim como resistência ao desgaste. Contudo, apresentam como desvantagens a maior dureza em relação ao esmalte dental . Além disso, são friáveis, tendo baixa resistência à tração, o que lhe confere a característica de friabilidade, ou seja, fratura frágil sem deformação plástica.

As novas tecnologias incorporaram alguns componentes nas ceramicas feldspaticas para lhe conferirem maior dureza,sao elas:

  • ceramicas aluminizadas
  • ceramicas com zirconia
  • ceramicas com leucita

Vale ressaltar que no passado e mesmo no presente utilizamos muito o metal como base, pois , a casuística do sucesso das restaurações  sempre foi muito grande.

Porem, a odontologia sempre buscou substituir materiais metálicos devido a sua desvantagem estetica. Qualquer um dos sistemas de cerâmica pura para infra- estrutura(base), visando esconder dentes escuros por canal mal feito ou mesmo os pinos metalicos, pode proporcionar bom ajuste e aspecto de naturalidade, desde que cuidados sejam tomados durante os procedimentos de confecção.

O sucesso no uso dos materiais totalmente cerâmicos está na apropriada seleção do sistema, lembrando, ainda, que todos os sistemas apresentam limitações e, quando, se tenta extrapola-las, a taxa de sucesso tende a cair drasticamente.

clinica-white-dentista-ceramica-de-emax

PS e.max é um sistema moderno e inovador que abrange todo o espectro das indicações de cerâmica livre de metal, que variam de facetas finas (famosos laminados ou lentes de contato dental) a pontes de 10 elementos. Permite que você ofereça seus pacientes impecáveis restaurações estéticas, que também são caracterizadas por elevada resistência mecânica.

Dependendo do caso em análise e da resistência necessária, você pode escolher o material mais adequado de cerâmica. Disilicato de lítio (LS2), que demonstra propriedades estéticas excelentes, é usado para restaurar dentes únicos na região anterior e posterior. O óxido de zircónia cerâmica IPS e.max ZirCAD, no entanto, é o material de escolha para grandes restaurações, por exemplo, pontes posteriores, que são expostas a grandes forças mastigatórias. O e-max atualmente destaca-se entre os produtos de maior estetica no mundo da odontologia. www.ivoclarvivadent.com.br.

Pré-Agendamento

Faça agora o seu pré-agendamento que entramos em contato para confirmação.

Nossos contatos

Segunda-feira a Sexta-feira das 08:00 às 20:00 horas

SCN QD 1 BL F SL 411 Edifício América Office Tower – Asa Norte Brasília – DF